Obesidade Infantil
- gasparinfernanda
- 10 de ago. de 2023
- 1 min de leitura
Motivos Para Jamais Negligenciar
Estudos preveem que em 2030 o Brasil seja o quinto país do mundo com mais alta prevalência de obesidade entre pessoas de 5 e 19 anos.
Mas por que isso preocupa?
Em uma sociedade pautada excessivamente em valores estéticos, como a em que vivemos hoje em dia, falar sobre obesidade pode parecer bater nesta tecla que por vezes parece fútil e sem importância.
Obesidade infantil, porém, vai muito além do aspecto estético.
Crianças obesas têm:
2,6 vezes mais chance de ter pré diabetes
3 vezes mais chance de ter hipertensão
2 vezes mais chance de ter depressão
risco aumentado de doença hepática devido a acúmulo de gordura no fígado
Além de BAIXA QUALIDADE DE VIDA E DESEMPENHO ESCOLAR
Obesidade não é padrão de estética! Não deve ser visto como definição sobre ser belo ou não belo. É uma condição que pode trazer sérios riscos à saúde, e quanto antes tratada, maiores as chances de ela não se perpetuar e levar à obesidade na vida adulta.
Muitas são as abordagens de tratamento, mas o fundamental é a escuta ao paciente, cuidados com alimentação e atividade física. É preciso também muito carinho e acolhimento, pois obesidade não tem a ver com falta de vontade ou compromisso. Inúmeros são os fatores envolvidos, indo desde aspectos metabólicos até psicológicos.
A endocrinologia pediátrica é um campo que pode auxiliar seu filho nesta batalha difícil, mas tão necessária, que é a luta contra a obesidade infantil. Com dedicação, esforço e estímulo podemos juntos vencer esta batalha.


Comentários